a seleção

 a seleção

Estávamos todos empolgados para a seleção!

Os que tinham mais talentos conseguiria sair do aperreio financeiro, 
apesar de que seria apenas salário de estagiário.
Era grande a fila de miseráveis intelectuais.
Era uma seleção sem sentido pra dar conta de alunos deficientes.
Seleção de pessoas baratas e desesperadas,
sem talento praquilo, mas a fila era extensa.
Eu não tinha nenhuma esperança, mas irradiava empolgação
Já irradiada de quem tinha currículo.

Estávamos todos empolgados para a seleção!

Éramos a turma de amigos racialmente representados
Três negres brasileires e uma branca brasileira
Só uma de pele retinta, a Raimunda
Raimunda tinha a cor do reggae estampada no corpo
E era a do currículo mais farto do tema
Ela já era olhada com vitória.
Eu e meu amigo, de pele roubada, nos olhávamos com satisfação em esperança às duas.
A branca, Clara, já tinha uma graduação, mas nenhuma formação na área da seleção
Mas esbanjava confiança e clareza.

Estávamos todos empolgados para a seleção!

Ocupamos todo nosso dia com impressão de documentos
Pegamos dinheiro emprestado com Clara, que nos incentivava com confiança
Dizia à Raimunda, que andava firmemente: - sua vaga já está garantida!
Entregamos as documentações e passamos por entrevistas.
Todos já sabiam quem havia passado, pelo tempo das entrevistas.
Com alguns, eles nem perdiam tempo.
Fomos os últimos a chegar e os últimos a sair.
Como esperado, eu e meu amigo não passamos
A Clara já havia saído da sala com a cabeça nos céus de confiança. Ela passou!
Raimunda foi a última a receber o resultado
Saiu da sala de cabeça baixa enquanto todos comemoravam a vitória da outra mana.

Estávamos todos empolgados para a seleção!

Até que, já cansados
Todos congelaram com o resultado de Raimunda
Revoltados com os olhos, nos perguntamos Como poderia? 
É racismo! Todos sabiam, mas, apesar da revolta, de nenhuma boca saiu a palavra racismo.
Foi quando
em uma interrupção raivosa
Raimunda, com uma olhar que eu nunca havia visto antes
Ela, sempre tão contida
olhou diretamente nos olhos de Clara
Em um instante congelado
com o suor daquela sala quente descendo na testa
Falou em disparada
como uma reação vulcânica descongelando o momento:
- Você fez isso! Eu não passei na seleção por sua causa! Você tomou minha vaga! -
Enquanto Clara ficou chocada e nitidamente ofendida
Todos ficamos pasmados.
- Você acha que eu falei pra eles me escolherem ao invés de você? - Questionou Clara.
Raimunda a ignorou
- Já vou indo! - disse levantando a cabeça com uma expressão serena, como se nada houvesse acontecido.
Se despediu e foi simbora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você

Não é pessoal

Terceira margem do riso